.links
Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007
Escorpião gigante - maior que um ser humano

Uma garra fossilizada de um escorpião marinho gigante assustou os cientistas, que divulgaram o achado nesta semana. O tamanho do fóssil indica que o bicho, quando vivo, media mais de 2,5 metros –- muito mais que um ser humano normal. A descoberta mostra que, no passado remoto, os aracnídeos, os insetos e os caranguejos eram muito, muito maiores do que se pensava.

A garra estava em rochas de mais de 390 milhões de anos, analisadas pela equipe do cientista Simon Braddy, da Universidade de Bristol, no Reino Unido. “É um achado incrível. Já sabíamos há algum tempo que os fósseis guardam registros de escorpiões enormes, baratas colossais e libélulas tamanho jumbo, mas nós nunca tínhamos entendido, até agora, exatamente o quão grandes alguns desses seres rastejantes e arrepiantes eram”, disse ele.

O animal era do grupo dos euripterídeos e viveu entre 460 milhões e 255 milhões de anos atrás. Só a garra chegava a 46 centímetros. O tamanho de 2,5 metros do bicho é uma estimativa feita a partir do tamanho da garra, meio metro maior do que as feitas anteriormente pelos pesquisadores. Os euripterídeos foram os maiores artrópodes da Terra e há muito estão extintos.

A garra foi descoberta pelo colega de Braddy, Markus Poschmann, na Alemanha. Segundo o pesquisador, ele estava soltando pedaços de rocha com um martelo quando percebeu um pedaço escuro de matéria orgânica em uma fatia que tinha acabado de cortar. Depois de limpar, ele percebeu que se tratava de parte de uma garra.


Para montar o fóssil completo, todos os pedaços tiveram que ser limpos separadamente, secos e colados. Os resultados foram publicados nesta terça-feira (20) na revista “Biology Letters”.


publicado por Administrador às 01:05
link do post | comentar | favorito
.links
.posts recentes

. Diferenças entre homens e...

. Novidade - rato para mulh...

. Aguçar a curiosidade - es...

. Rato Gigante

. Cabelo de Che Guevara lei...

. Professora tem pernas que...

. Curiosidades do ser human...

. Escorpião gigante - maior...

. Curiosidades de Crist...

. Calinadas dos famosos - N...

. Rapaz "meio arvore" vive ...

. Sexo com cavalo mata home...

. Terroristas treinados na ...

. Sobre automoveis e poluiç...

. Sobre animais

.Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
Se és curioso e gostas de saber um pouco de cultura geral, não deixes de visitar este blog. Aqui aprendes e divertes-te ao mesmo tempo.
.pesquisar
 
.arquivos
blogs SAPO
.subscrever feeds